Horror e Política: O Nosso Medo de Cada Dia é tema de encontro virtual com a Professora Doutora Laura Cánepa

No dia 14 de maio, sexta-feira, a partir das 10h, a pesquisadora Laura Cánepa participará de um evento virtual organizado pelo NUCINE, Núcleo de Produção do Curso de Cinema do campus Estácio Tom Jobim, na Barra da Tijuca. A iniciativa acontecerá por meio do Teams e será totalmente gratuita, cujo público externo também poderá participar. Os admiradores da sétima arte poderão acessar o link duas horas antes do evento pelo Instagram do NUCINE: @nucinetomjobim.  O objetivo deste encontro é explorar a relação entre o horror (com ênfase no meio cinematográfico) e as determinadas dimensões políticas e sociais do presente. Julia Farias, aluna do curso, será a mediadora do bate-papo.  

O horror é um importante meio de reflexão sobre os dilemas de sua época. No cenário contemporâneo, encontramos uma relação intrínseca entre suas narrativas ficcionais e às questões de ordem sociopolítica que assolam nossa realidade. Hoje, mais do que nunca, o gênero se torna um horizonte filosófico de pensamento e uma forma de compreensão metafórica (ou até quase factual) de nossa sociedade. Frente a esta (re)valorização do horror, essa iniciativa propõe investigar suas produções como expressões de forças culturais encontradas em momentos históricos específicos. 

Breve currículo de Laura Cánepa 

LAURA CÁNEPA é jornalista e pesquisadora de cinema. É Doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp (2008), Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002) e graduada em Jornalismo pela FABICO-UFRGS (1996). Concluiu, em 2014, Pós-Doutorado no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA-USP. Atualmente, atua como Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Foi co-editora da Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, da SOCINE. É líder do Grupo de Pesquisa “Cinema expandido, da estereoscopia ao web footage: novos regimes de visualidade no século XXI”. É membro do Grupo de Pesquisa “História da Experimentação no Cinema e na Crítica”. No primeiro semestre de 2019, realizou estágio pós-doutoral (modalidade Visiting Research Fellow) na School of Languages, Cultures and Societies da Universidade de Leeds, sob a supervisão de Stephanie Dennison. 

Serviço: 

Evento – Debate sobre o “Gênero Horror e Política – o nosso medo de cada dia” 

GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO EXTERNO 

Link – via Teams  e duas horas antes do evento pelo Instagram do NUCINE: @nucinetomjobim 

Data – 14 de maio  

Horário – a partir das 10h 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s