Livro TARZAN VAI AO CINEMA é indispensável para fãs e quem quer saber mais do personagem

São mais de 100 anos protagonizando histórias em livros, quadrinhos, filmes, séries, animações. Criado por Edgar Rice Burroughs na revista pulp All-Story Magazine em 1912 e publicado em formato livro em 1914, Tarzan é um personagem que evoluiu conforme o mundo se transformava: nem sempre fiéis aos escritos do escritor, as adaptações para o cinema, especialmente, conquistaram corações e mentes.

Tarzan Vai ao Cinema acompanha detalhadamente a trajetória do “Homem Macaco” nas telonas. O livro é o segundo fruto da tabelinha entre os escritores Saulo Adami e Paulo Telles.

Saulo Adami e Paulo Telles.

O primeiro, catarinense natural de Brusque, tem mais de 100 livros no currículo – vários sobre séries e personagens clássicos – e toca ao lado da esposa (a psicóloga Jeanine Wandratsch Adami) a editora Estrada de Papel, responsável por esta publicação. O segundo, carioca da gema, assina o excelente blog Filmes Antigos Club – A Nostalgia do Cinema e apresenta o programa Cine Vintage, sobre trilhas sonoras de cinema, na Web Rádio Vintage. A história do cinema e da televisão está no DNA de ambos, que antes conceberam Paladino do Oeste (Editora Estronho, 2018), trabalho detalhado a respeito do célebre seriado televisivo.

Neste mais recente trabalho, Saulo e Paulo refazem a trajetória de um total de 23 atores que interpretaram o herói em mais de 50 filmes e séries de cinema e televisão – os mais populares depois de Johnny Weissmuller foram Lex Barker, Gordon Scott e Ron Ely na telinha. A pesquisa teve início em 2017 e resultou em um livro de 118 páginas, detalhado e acessível, capaz de agradar os fãs e funcionar como guia introdutório para quem quer descobrir mais sobre Tarzan. A capa é assinada pelo inglês Graham Hill.

Eu, que já tinha lido e adorado Paladino do Oeste, e me interessei em saber mais do faroeste estrelado por Richard Boone entre 1957 e 1963, tive a mesma reação ao ler Tarzan Vai ao Cinema. Devorei o livro em uma noite e adorei saber detalhes sobre os intérpretes, muitos vindos do esporte e bateu aquela vontade de rever filmes e conferir pela primeira vez vários que ainda não assisti. O livro custa R$ 50 (com o envio pelo correio já incluso) e pode ser solicitado pelo Whatsapp (21) 98805-6817 ou email: paulotelles2016@bol.com.br.

Para quem quiser saber mais sobre Paulo Telles, fica a dica da live em que falamos sobre a Era de Ouro do cinema. Aguardo a oportunidade de entrevistar Saulo Adami também.

Segue ainda o papo no qual entrevistei o professor Celso Ronald, autor da dissertação de Mestrado Macaco Branco na Selva Negra: A Eugenia Como Efeito Narrativo em Três Filmes de Tarzan.

Johnny Weissmuller.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s