Vídeo | Entrevista com o cineasta RODRIGO ARAGÃO

O cineasta Rodrigo Aragão fala sobre sua trajetória, o gênero horror, horror no cinema brasileiro, importância dos festivais, streaming, as transformações no meio audiovisual e o momento da cultura no país. 

Iniciou a vida no cinema, aos 17 anos, exercendo o oficio de Maquiador de Efeitos Especiais, e se tornou o principal nome da área no Brasil e um dos mais destacados da América Latina, chegando a trabalhar com as principais produtoras do país, além de consolidar a própria empresa e marca, como uma das mais importantes no cinema de gênero nacional.

A trajetória de Rodrigo Aragão é permeada pelo crescimento da sua produtora, a Fábulas Negras Produções; pelo seu trabalho criativo e prático nas mais variadas produções audiovisuais; além da realização de oficinas, sempre com a intenção de elevar o nível dos efeitos especiais práticos que são levados às telas. Ao todo, são mais de 50 filmes (entre curtas e longas) e 100 oficinas, visitando quase todos os estados brasileiros, além da Bolívia, nos últimos 20 anos.

Em 2005 rodou o seu primeiro curta premiado (Chupacabra), e em 2008 lançou o seu primeiro longa-metragem. Mangue Negro lhe trouxe reconhecimento internacional e novos prêmios.

Depois: A Noite do Chupacabras (2011), Mar Negro (2013) e As Fábulas Negras (2015). Consagrou-se como um dos mais prolíficos diretores do gênero brasileiro. Em 2018 lançou A Mata Negra – seu primeiro filme em 4k – e rodou o épico O Cemitério das Almas Perdidas, como estreia prevista para o segundo semestre de 2020; este é o maior filme já realizado no seu estado de origem, o colocando num lugar de notoriedade. Com produções onde os efeitos práticos brilham pela sua perfeição, a filmografia de Aragão é marcada por uma notória evolução técnica.

No comando da Fábulas Negras Produções há catorze anos, Rodrigo já escreveu, dirigiu e produziu seis filmes de longa duração e cinco curtas metragens. No currículo, participação em mais de 100 festivais ao redor do mundo e 23 prêmios; além de distribuição nacional e internacional, nas mais variadas plataformas de exibição.

Com muitos projetos ambiciosos em mente, o seu objetivo é sempre renovar o cinema de gênero Brasileiro, levando a cultura regional para os mais diversos pontos do nosso globo.

Veja também:

Links de referência:

– Rodrigo Aragão no Facebook

– Rodrigo Aragão no Youtube

– Cine Fantasy

– Fábulas Negras Produções Artísticas

– Reportagem sobre O Cemitério das Almas Perdidas

Nossos sites e redes sociais:

– Inscreva-se no canal https://www.youtube.com/históriasdocinemaporandréazenha

– Curta https://www.facebook.com/historiasdocinemaporandreazenha

 – Siga https://www.instagram.com/historiasdocinema

 – Visite https://www.cinezencultural.com.br

– Visite https://www.historiasdocinema.com

#RodrigoAragão #cinemanacional #cinemabrasileiro #audiovisual #arte #terror #horror #MangueNegro #CineFantasy #Fantaspoa #festivaldecinema #cultura #ancine #cinemateca #pandemia #quarentena #live

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s