Entrevista com o Prof. Dr. Rogério Ferraraz – Os 100 anos de O Gabinete do Dr. Caligari, expressionismo e vanguardas europeias

O convidado é o Professor Doutor Rogério Ferraraz. Entre os temas estão os 100 anos de um clássico do cinema, O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene, o Expressionismo Alemão e as vanguardas europeias. Ele também fala sobre sua trajetória profissional e o momento da educação no Brasil.

Rogério Ferraraz é graduado em Jornalismo pela UNESP-Bauru (1995), mestre em Multimeios pela UNICAMP (1998, com bolsa do CNPq) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003, com bolsa da CAPES), com a tese O cinema limítrofe de David Lynch, orientada pela Profa. Dra. Lúcia Nagib. Foi pesquisador visitante na UCLA Los Angeles, em 2002, com bolsa de doutorado-sanduíche da CAPES. Desde 2006, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi/SP, do qual foi coordenador entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2014. Autor de diversos artigos científicos e capítulos de livros, co-organizou, entre outros, os livros Cultura Pop (Edufba, 2015) e Análise da ficção televisiva: metodologias e práticas (Insular, 2019). Atua nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema e Televisão.

The Cabinet of Dr. Caligari (1920) directed by Robert Wiene ...
O Gabinete do Dr. Caligari.

Foi líder do Grupo de Pesquisa Formas e Imagens na Comunicação Contemporânea (UAM/CNPq), que estudou, entre outros assuntos, o Cinema de Bordas, e atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Estudos do Horror e do Insólito na Comunicação (UAM/CNPq) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva (UAM/CNPq), integrante da rede de pesquisadores OBITEL – Brasil. Foi Secretário-Geral da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS (Diretoria 2015-2017). Na SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, faz parte do Conselho Deliberativo (biênio 2019-2021), mesma função que já exerceu entre 2007 e 2011, tendo integrado também o Conselho Fiscal entre 2013 e 2015. É membro da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. No momento, conclui a pesquisa Desvendando os mistérios de Twin Peaks – O retorno: um novo marco das narrativas seriadas televisivas?, junto à Universidade Anhembi Morumbi.

Links de referência:

Perfil do Rogério no Facebook

Rogério Ferraraz (perfil na Anhembi Morumbi)

Currículo Lattes Rogério Ferraraz

Dissertação de Mestrado do Rogério

O Cinema Limítrofe de David Linch

Livro A Morte da Verdade: Notas Sobre a Mentira na Era Trump

Livro História do Cinema Mundial

O que foi o expressionismo alemão

Nossos sites e redes sociais:

 – Inscreva-se no canal https://www.youtube.com/históriasdocinemeaporandréazenha
 – Curta https://www.facebook.com/historiasdocinemaporandreazenha
 – Siga https://www.instagram.com/historiasdocinema
 – Visite https://www.cinezencultural.com.br
 – Visite https://www.historiasdocinema.com

________

#OGabinetedoDrCaligari #expressionismoalemão #expressionismo #surrealismo #DavidLynch #RogérioFerraraz #vanguardaseuropeias #AnhembiMorumbi #mestrado #doutorado #audiovisual #cinemabrasileiro #cinema #arte #educação #docência #professor #históriadocinema #cinemaclássico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s