O GRANDE DESAFIO (The Great Debaters, 2007): Denzel Washington nos dá aula de consciência de classe e combate ao preconceito

Por ANDRÉ AZENHA

Voltando a Viver (2002), estreia como diretor de cinema do astro Denzel Washington, contou a trajetória do marinheiro Antwone Fishe, interpretado por Derek Luke. O Grande Desafio, segundo trabalho do ator na direção, também investe na vida real de negros que, de alguma forma, tornaram-se personagens influentes da cultura norte-americana.

Assim como naquele filme, Washington também atua. Mas se na produção de 2002 ele foi coadjuvante, aqui ele protagoniza como o verídico professor Melvin B. Tolson, que liderou uma turma de garotos prodígios da Willey College, instituição de ensino apenas para a comunidade negra nos EUA.

Incentivados pelo tutor, os jovens Henry Lowe (Nate Parker), Samantha Booke (Jurnee Smollett) e James Farmer Jr. (Denzel Whitaker) formaram uma equipe praticamente imbatível de debatedores (daí o título original, The Great Debaters; “os ótimos debatedores” em português) durante os anos 20 e 30 – primeiro, derrotando as principais universidades para negros e, depois, conseguindo um confronto histórico com a então toda poderosa Harvard, formada por alunos da elite branca – foi a primeira produção cinematográfica, desde 1979, que obteve autorização de ser filmada na universidade.

A competição, que não tem tradição no Brasil, coloca duas equipes de estudantes frente à frente. Elas precisam defender seus pontos de vista sobre temas pré-definidos, usando argumentação para convencer os jurados a lhes dar a vitória no debate.

Apesar do tema remeter a filmes como Meu Mestre, Minha Vida, Escritores da Liberdade e outros sobre professores que ajudam a transformar alunos menos privilegiados, O Grande Desafio aprofunda questões sobre consciência de classe, preconceito, a luta por justiça e superação. A obra teve entre seus produtores a apresentadora Oprah Winfrey.

Há uma subtrama amorosa entre Henry e Samantha (que reflete o machismo e os papeis do homem e da mulher naquela sociedade). Washington não esconde o carinho e a admiração pelos personagens, inclusive o seu, que também atua clandestinamente incentivando trabalhadores (negros e brancos) e lutarem por seus direitos.

Denzel Washington, Jurnee Smollett, Denzel Whitaker, and Nate Parker in The Great Debaters (2007)

Com um elenco notável, que inclui dois vencedores do Oscar (Washington e Forest Whitaker), e jovens talentosos, O Grande Desafio é um filme admirável e tem grandes momentos de interpretação. Como, por exemplo, a cena em que o personagem de Whitaker atropela um porco e precisa se desculpar com dois homens brancos, que o humilham. É revolvante. E mais revoltante ainda se pensamos que décadas se passaram e ainda presenciamos comportamentos iguais de pessoas privilegiadas que insistem em oprimir.

Indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Dramático em 2008, e vencedor, no mesmo ano, do prêmio Stanley Kramer do Sindicato dos Produtores, saiu direto em DVD no Brasil e precisa ser descoberto. Nunca é demais aprender pelo exemplo de vida de pessoas que fizeram o bem e romperam barreiras, contando “apenas” com o dom da sabedoria e a fé em suas atitudes.

Um detalhe importante é que ao final, durante os letreiros, ficamos sabendo os destinos dos principais personagens.

O Grande Desafio
The Great Debaters.
EUA, 2007.
Direção: Denzel Washington.
Com Denzel Washington, Forest Whitaker, Denzel Whitaker, Nate Parker, Jurnee Smolett.
126 min.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s