JIRAIYA: O INCRÍVEL NINJA (Sekai Ninja Sen Jiraiya, 1988-1989): misticismo e ação que marcaram época

Jiraiya: O Incrível Ninja, seriado de 50 episódios do gênero tokusatsu (com efeitos especiais), percorreu caminho muito parecido aos de Jaspion e Changeman, os primeiros do gêneros que chegaram ao sucesso na extinta Rede Manchete.

Foi produzido pela Toei Company, exibido originalmente no Japão pela TV Asahi (entre agosto de 1988 e janeiro do ano seguinte) e chegou ao Brasil  – junto com o seriado Lion Man – pela Top Tape, sendo transmitido pela emissora carioca no programa Cometa Alegria.

A série conta a trajetória de um jovem ninja (Takumi Tsutsui) que herda a armadura e a Espada Olímpica de seu pai adotivo, para proteger, com o auxílio de seus irmãos, uma inscrição que revela o paradeiro de um tesouro espacial, o qual atrai vilões de todo o universo.

Sekai Ninja Sen Jiraiya (1988)

As aventuras do ninja, que misturam ação, boas doses dramáticas e um quê de misticismo, alcançaram grande repercussão entre a garotada da época, que imitava seus golpes e falas. Voltaria a ser exibido na Manchete entre 1998 e 1999, mas com a falência do canal, passou a ocupar o horário das 6h na então novata Rede TV! até outubro de 1999.

Como eventualmente acontece em produções estrangeiras que fizeram sucesso na tevê brasileira, algumas frases e palavras convertidas ao português perderam o significado original. A tradução do título seria algo como Jiraiya e A Guerra do Mundo dos Ninjas, referência às batalhas entre os ninjas de diferentes regiões do mundo. O nome da família do herói é Yamaji, e não Yamashi. Já as expressões “Espada Olímpica” e “Armadura Olímpica” são invenções da dublagem nacional. A arma, por exemplo, em japonês chama-se algo equivalente a “Espada da Luz Celestial”.

Sekai Ninja Sen Jiraiya (1988)

O ator Masaaki Hatsumi, que interpreta o pai adotivo de Jiraiya, era ninja de verdade e abriu academias em seu país natal e nos EUA.

Atualmente o visual do seriado pode soar datado e virar motivo de sarro para os mais jovens acostumados aos efeitos de computação gráfica. Mas certamente ainda mantém lugar cativo no coração de quem foi criança ou adolescente naqueles anos.

Jiraiya: O Incrível Ninja
Sekai Ninja Sen Jiraiya
Japão, 1988/89.
Direção: Vários.
Com Takumi Hashimoto, Takumi Tsutsui, Megumi Sekiguti, Masaaki Hatsumi.
550 min.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s