O GRANDE MESTRE (Yip Man, 2008) e o kung fu como exemplo de resistência

Se Hollywood costuma gerar tantas cinebiografias de seus ídolos do cinema, figuras políticas e outros nomes importantes da história dos Estados Unidos, natural que, em Hong Kong, existisse um filme que homenageia um dos maiores nomes naquilo em que eles sejam especialistas: o kung fu.

É o caso dessa produção que retrata – como diz o título em português – um dos grandes mestres do kung fu: Yip Man, símbolo das artes marciais chinesas e que teve entre seus discípulos o também lendário Bruce Lee.

Realizado por Wilson Yip, diretor experiente no gênero, o longa tem como protagonista o ator Donnie Yen (participação em Blade 2 e destaque em Rogue One), que soube compor um personagem  tanto para as cenas do cotidiano como as sequencias de ação.

Donnie Yen in Yip Man (2008)

Aliás, as coreografias formam o ponto forte da produção, com duelos divertidos e bem filmados que ajudaram o filme a fazer sucesso de público na Ásia (gerando uma franquia de sucesso) e ser premiado em eventos como o Festival Estudantil de Pequim (Diretor e Ator), Fant-Asia Film Festival e o Hong Kong Film Awards.

Pena que o roteiro seja irregular. A trama ora tenta soar engraçada, ora periga descambar para o melodrama, não dá maiores explicações sobre como Yip Man tornou-se um grande lutador (fatos que apareceriam num terceiro filme sobre o personagem, que narra sua juventude) e faz uso da ficção para tentar emocionar o espectador.

Donnie Yen in Yip Man (2008)

Mas se você não levar em conta esses deslizes, presenciará ótimas cenas de luta: aquela em que o protagonista, prisioneiro do exército japonês que invadiu a China, desafia dez lutadores rivais para conseguir arroz e vingar a morte de um amigo. Ou o clímax, um duelo entre Yip Man e um general nipônico.

Há um tom patriótico, nacionalista, presente em diversos filmes realizados em Hong Kong ou na China e Yip Man é retratado como herói nacional. Sua jornada nas continuações ganha tons quase que de super-heróis. Mesmo com seus exageros me tornei admirador da franquia.

Outro filme sobre o mesmo personagem tem jeito de superprodução e foi dirigido pelo mestre Wong Kar-Wai (Amor à Flor da Pele), lançado nos cinemas brasileiro com título igual. Não confunda.

O Grande Mestre
Yip Man.
Hong Kong, 2008.
Direção: Wilson Yip.
Com Donnie Yen, Simon Yam, Siu-Wong Fan.
106 minutos.

Donnie Yen in Yip Man (2008)
Hiroyuki Ikeuchi and Donnie Yen in Yip Man (2008)
Donnie Yen in Yip Man (2008)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s