Minibiografia de NICOLE KIDMAN

Por RODRIGO REMA

Nicole Mary Kidman nasceu em Honolulu, Havaí, nos Estados Unidos, no dia 20 de junho de 1967. Filha de um bioquímico e psicólogo e de uma instrutora de enfermagem, ambos australianos que durante um curto período moraram nos Estados Unidos. Com três anos de idade sua família retornou para Sidney, na Austrália.

Aos cinco anos de idade Nicole já atuava em teatrinhos na escola. Aos dez passou a fazer parte do grupo Australian Theatre of Young People. Cinco anos depois participou do videoclipe Bob Girl, de Pat Wilson. Em 1983, com 16 anos, estreou na série de TV Five Mile Creek. Nesse mesmo ano estreou no cinema nos filmes Bush Christmas, Chase Through The Night e Bicicletas Voadoras. Nos anos seguintes atuou em diversas séries para a TV, entre elas, Country Practice.

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

O excelente desempenho de Nicole chamou a atenção do diretor de Hollywood George Miller, que escreveu especialmente para ela, a minissérie para TV: Vietnã (1986), que lhe conferiu, em 1987, o prêmio de “Melhor Atriz” do Australian Film Institute (AFI). Em 1989 atuou na minissérie Bangkok Hilton, recebendo o prêmio da (AFI). Nesse mesmo ano atuou na peça Steel Magnolias, recebendo o “Prêmio Sydney Theater Critics Award”.

Ainda em 1989, Nicole Kidman atuou no filme Dead Calm (Terror a Bordo), um suspense dirigido por Phillip Noyce, que foi elogiado pela crítica internacional e admirado pelo público norte-americano. Em 1990, Nicole atuou ao lado de Tom Cruise em Days of Thunder (Dias de Trovão), um filme norte-americano, dirigido por Tony Scott, e sucesso de bilheteria. Durante as filmagens, o casal Nicole e Tom iniciou um romance que culminou com o casamento em dezembro do mesmo ano.

Na década de 90 seguiram-se outros filmes de sucesso quando atuou ao lado de Tom Cruise, entre eles: Um Sonho Distante (1992), Um Sonho Sem Limite (1995), quando recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz, em 1996, e De Olhos Bem Fechados (1999). Último filme do genial Stanley Kubricvk.

Moulin Rouge.

Em 1995 atuou em Batman Forever, que lhe valeu o Blockbuster Entertainment em 1996. Com sua atuação no filme Moulin Rouge (Amor em Vermelho, 2001) recebeu a primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Na mesma temporada brilhou em Os Outros. Em 2002, com Moulin Rouge, arrebatou o Satellite Award e o Globo de Ouro de Melhor Atriz.

Nicole Kidman in Dogville (2003)
Dogville.

Em 2003, recebeu o Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação de Virgínia Woolf em The Hours (As Horas). Nesse mesmo ano foi agraciada com uma estrela na calçada da fama em Hollywood e ainda estrelou Dogville, de Lars Von Trier.

Entre outros filmes atuou em: Cold Mountain (2003), Reencarnação (2004), Nine (2009), Rabbit Hole (2010), cuja atuação recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Em 2012 ganhou sua primeira indicação ao Prêmio Emmy do Primetime de Melhor Atriz em Minisséries ou Filmes por seu papel em Hemingway & Gellhorn.

Tom Cruise and Nicole Kidman in Eyes Wide Shut (1999)
De Olhos Bem Fechados.

Retornou à televisão como produtora e atriz d a série Big Little Lies, da HBO, em 2017. Seu papel de Celeste Wright, vítima de violência doméstica, foi aclamado pela crítica e Kidman ganhou dois Prémios Emmy do Primetime, um na categoria de melhor atriz em minissérie ou telefilme e outro como produtora na categoria de melhor minissérie, mais o Globo de Ouro de melhor atriz em minissérie ou filme para televisão.

RODRIGO REMA nasceu em Santos, é amante de cinema, assistidor de séries e filmes, estes há 25 anos, sendo frequentador assíduo das salas de exibição semanalmente, leitor de livros e internet, praticante de tênis de mesa. Admirador desde a saga Star Wars até os heróis e vilões presentes em Os Vingadores, passando pelos clássicos de terror, como O Cemitério Maldito, O Iluminado e It: A Coisa, adaptados das obras de Stephen King.

Nicole Kidman and Sarah Paulson in The 69th Primetime Emmy Awards (2017)
No Emmy.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s