O INCRÍVEL HULK (1982-1983): Versão em animação do herói para todos os públicos

Por ANDRÉ AZENHA

Série animada sobre o personagem da editora Marvel produzida nos anos 80 (e transmitida no Brasil pela Rede Globo), que mostra sua origem de forma diferente daquelas relatadas na série de desenhos “desanimados” dos anos 60, no seriado de tevê live action, e nos filmes do cinema. Teve apenas 13 episódios. Entretanto serve de entretenimento para os fãs de velha guarda e as crianças.

Personagens conhecidos do gibi como Betty – aqui notadamente relegada apenas a namoradinha do protagonista – e o pai dela, o General Ross, aparecem. E Rick Jones – o garoto salvo por Bruce, quando este último é atingido pelos raios gama – ganha uma cabeleira loira.

The Incredible Hulk (1982)

Apesar da série hoje soar datada, os personagens são melhores desenhados que algumas animações atuais. Na hora de desenhar o gigante verde com cara de malvado, parecem tê-lo deixado usando lápis e sombra nos olhos. A animação é baseada nas obras de Sal Buscema, que desenhou os quadrinhos do herói durante as décadas de 1970 e 1980.

Mais esquisito é perceber quando Hulk volta a ser Bruce Banner, suas roupas ficam novinhas em folha. Especula-se que os escritores pretendiam que Banner voltasse com suas roupas intactas, como forma de manter sua outra identidade segura. Retornar à base em farrapos despertaria suspeitas.

Michael Bell in The Incredible Hulk (1982)

A Mulher-Hulk apareceu pela primeira vez em forma animada neste desenho animado – ela foi criada em 1979 e a primeira série animada do Hulk é de 1966.

Há episódios curiosos. Dr. Banner/Hulk e Betty viajam à Paris, onde ele precisa enfrentar o tataraneto do tataraneto (como diz o texto) do Corcunda de Notredame, e um duelo com o Dr. Octopus, famoso inimigo do Homem-Aranha e que apareceu pela primeira vez, neste formato, no desenho animado do aracnídeo de 1981.

Sobre o Cabeça de Teia, vale lembrar que o programa foi exibido originalmente pela NBC em combinação com Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos chamando-se The Amazing Spider-Man and The Incredible Hulk. Antes dos crossovers do universo cinematográfico da Marvel, o Hulk e Bruce Banner surgiram nesta animação do teioso.

No Brasil O Incrível Hulk saiu uma edição em DVD bem simples, sem áudio original, de título A Origem do Incrível Hulk, que nada mais é que uma coletânea feita pela VTO Continental, como parte da série de Kid’s DVD, com somente três episódios.

ANDRÉ AZENHA é crítico de cinema, jornalista, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Mestre em Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Católica de Santos. Editor dos sites Histórias do Cinema e CineZen Cultural, criado em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos (maior festival de cinema do litoral paulista), CulturalMente Santista – Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Autor do livro Histórias: Batman e Superman no Cinema. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante em bairros com situação de vulnerabilidade. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. Ministra cursos, oficinas a palestras sobre história do cinema, crítica de cinema e jornalismo cultural em locais como Sesc Santos, Sesc Belenzinho, Instituto HQ (São Paulo), ETEC Aristóteles Ferreira, Open House Idiomas, UniSantos, Unimonte, Unisanta, Liceu Santista, entre outros. Participou dos livros 100 filmes essenciais do cinema brasileiro e 100 documentários brasileiros, editados pela Abraccine – Associação Brasileira dos Críticos de Cinema. Organizou e produziu exposições sobre Sonia Braga, Julia Andrews, Batman, Superman, Star Wars, cinema infantil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s