SEXTA-FEIRA 13 (Friday the 13th, 2009) tentou reiniciar a franquia

Por RODRIGO REMA

Quando perguntam quem são os serial killers mais marcantes da história do cinema de terror, certamente Jason é um dos primeiros a ser citado.

Ao lado de Freddy Krueger, da franquia A Hora do Pesadelo, e Michael Myers, de Halloween, o assassino da máscara de hóquei fez da franquia Sexta Feira 13 um dos maiores ícones dos chamados slashers movies – filmes sem muita cabeça em que o assassino mata a todos quem vê pelo caminho – da década de 80 e 90.

Após nada menos que 10 filmes – 11 se contar com Freddy Vs Jason -, inúmeras mortes e ressurreições, e a qualidade dos filmes caindo a cada continuação, tudo indicava que Jason finalmente iria para o limbo. Só que não. Uma certa profecia chamada Hollywood, com seu imenso dom de reciclar velharias com o intuito de sobrepor sua falta de criatividade, tratou de dar-lhe vida novamente.

Para o reinício da série em 2009, tiveram a sensata ideia de trazer quem já tivera experiência no assunto: Marcus Nispel, que comandou o remake bacana de O Massacre da Serra Elétrica.

Derek Mears in Friday the 13th (2009)



O longa conta com um aspecto positivo ao seu lado: ele mantém o respeito com as características que marcaram os filmes de terror jovem daquela época. Todas aquelas regras apresentadas no filme Pânico sobre usar drogas e fazer sexo como atrativos para a morte estão lá presentes. Não economiza na violência, nos jovens loucos para ficarem chapados e nas cenas de nudez, com direito a exposição de nada menos que três pares de seios femininos.

Essas são características básicas que ficaram de fora dos últimos filmes por causa da censura. E é exatamente esse Jason sedento por adolescentes farristas que os fãs gostam de ver, e não aquele projeto de Robocop que é enviado ao espaço em Jason X.

Cientes de que não estamos diante de um remake (até porque no longa de 1980 Jason sequer aparece em cena), o que vemos é apenas mais uma continuação como as demais, sem nenhum aprofundamento. E esse é o grande ponto fraco do roteiro escrito por Damian Shannon e Mark Swift (ambos de Freddy Vs Jason), pois se a ideia era de recomeço, se esperava mais revelações sobre a convivência do jovem Jason com sua psicótica mãe, ou até as razões porque o assassino levava as cabeças dos jovens para o túmulo da mãe.

Jared Padalecki and Amanda Righetti in Friday the 13th (2009)


Mas aqui a história é inexiste. A ideia de dar nova vida a um personagem tão querido pelo público do terror foi válida, e resgatar valores das produções dos anos 80 mais ainda. Uma pena que, por causa de um roteiro rasteiro, temos apenas mais um exemplar da duradoura franquia.

Como curiosidade, estão no elenco Jared Padalecki e Danielle Panabaker, respectivamente de das séries Supernatural e Flash (na qual ela vive a Nevasca).

Entretanto, não há como negar que Jason ainda garante muita diversão, e, porque não, risos, pois as raízes trash sempre foram a marca de seus filmes. Que ele ressuscite mais vezes, em novas ocasiões. Já imaginaram Jason vindo para o Brasil, botando o terror no morro da Cidade de Deus, tendo o Bope em seu encalço? Tá, viajei, mas que seria divertido.

Sexta-feira 13
Friday the 13th.
Estados Unidos. 2009.
Direção: Marcus Nispel.
Com Jared Padalecki, Danielle Panabaker, Amanda Righetti, Travis Van Winkle, Aaron Yoo, Derek Mears.
97 minutos.

RODRIGO REMA nasceu em Santos, é amante de cinema, assistidor de séries e filmes, estes há 25 anos, sendo frequentador assíduo das salas de exibição semanalmente, leitor de livros e internet, praticante de tênis de mesa. Admirador desde a saga Star Wars até os heróis e vilões presentes em Os Vingadores, passando pelos clássicos de terror, como O Cemitério Maldito, O Iluminado e It: A Coisa, adaptados das obras de Stephen King.

Danielle Panabaker in Friday the 13th (2009)
Derek Mears and Jared Padalecki in Friday the 13th (2009)




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s