A história de Blake Dwards

Com mais de 50 títulos entre roteiros, direções e produções, filmou com gente como Peter Sellers, Audrey Hepburn e Julie Andrews, o grande amor de sua vida, com quem se casou em 1969 e viveu junto desde então.

Trajetória

William Blake McEdwards nasceu em 26 de julho, em Tulsa, Oklahoma. Oriundo de uma família de profissionais do cinema e do teatro (seu avô, J. Gordon Edwards, por exemplo, foi diretor do cinema mudo, e seu pai, Jack McEdwards, diretor teatral e gerente de produção em cinema), começou a trabalhar logo cedo, como ator nos anos 40. Foi roteirista de rádio. Depois, junto com Richard Quine, escreveu sete filmes (quatro especialmente para Mickey Rooney).

Ficou famoso pelo talento para a realização de comédias que misturavam pastelão e tiradas inteligentes. Exemplos: Um Convidado Bem Trapalhão e a longa série A Pantera Cor-de-Rosa (ambos com Peter Sellers).

O diretor e sua esposa, a atriz Julie Andrews, em dois momentos

Passou a realizar filmes para sua esposa, Julie Andrews, acertando principalmente em Victor ou Victoria?, que rendeu a ela uma indicação ao Oscar de melhor atriz.

Com a morte de Sellers, em 1981, não conseguiu rodar a Trilha da Pantera Cor-de-rosa, em 1982. Chegou a usar cenas com Sellers não aproveitadas das outras versões da Pantera Cor-de-Rosa, levando a família do astro a processá-lo. Ainda fez mais um filme da série, A Maldição da Pantera-Cor-de-Rosa.

Em 1986 dirigiu um filme autobiográfico, filmado em sua casa com a família: That’s Life!.

Também dirigiu na Broadway a versão de Victor ou Victoria?, sempre com Julie Andrews (gravado para a TV japonesa, foi lançado em 2000 no mercado de home vídeo).

O cineasta, que recebeu um Oscar pelo conjunto da obra, em 2004, não dirigia para o cinema desde 1995.

Faleceu eu 15 de dezembro de 2010, em Santa Mônica, Califórnia, vítima de complicações causadas pela pneumonia. Tinha 88 anos.

Diretor de "Bonequinha de Luxo" e "Um Convidado Bem Trapalhão ...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s